turminha G3V TGS

Canal de comunicação dos pais de alunos do Grupo 3V da ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL DA BAHIA * The Global School * Salvador - Bahia - Brasil

01 agosto 2006

Nossa Unidade de Investigação

Posted by Picasa














ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL DA BAHIA

Líder: Taissa Iglesias
Líder de Etapa: Adaci Nascimento
1ª Etapa/ Saída

Prezados Pais ou Responsáveis,

Como já é do conhecimento de todos, a escola organiza o trabalho pedagógico em Etapas. Então, dentro da Primeira Etapa o que correspondia Gr 3, passou a ser 1ª Etapa/Saída. Essa mudança na nomenclatura se deu devido a dificuldade dos pais com a nomenclatura baseada nos bimestres, apesar de continuarmos internamente dividindo o trabalho pedagógico desta forma.

Nesse semestre, estaremos nos deliciando com diversas poesias acompanhadas com um toque culinário, principalmente, enfocando a transformação dos alimentos. Para tanto, continuaremos solicitando a participação ativa dos pais ou responsáveis para pliotar uma cozinha experimental na escola. As crianças também investigarão sobre o seu nascimento, a sua história e de sua família.

Enfim, vai ser um semestre repleto de bons momentos entre a família e a escola, fortalecendo sempre o tripé educativo.

Adaci Nascimento
Líder das 1ª Etapa
anascimento@globalschool.com.br


Relação das Unidades de Investigação do Segundo Semestre:

Ø Língua Portuguesa:

U.I. – “Vai e Vem Poesia!”.
Projeto: “Filmagem e Recital de Poesias”

Conteúdos:

Aproximação da diferenciação do grafismo e da escrita.
Ampliação do repertório lingüístico.
Desenvolvimento e ampliação da linguagem oral através da tipologia textual: poesias.
Apresentação e recitação das poesias.
Interesse e gosto pela leitura de poesias.
Participação nas situações de leitura de poesias (recitação e audição das poesias; dramatização;)
Ampliação e desenvolvimento da linguagem oral.
Participação ativa em situações de leitura (ouvir, recontar, dramatizar...)
Produção de leitura.

Ø Matemática:

U.I. – “Vai e Vem Poesia!”.
Projeto: Receitas culinárias realizadas pelos pais

Conteúdos:
Reconhecimento das cores primárias e secundárias.
Reconhecimento das Formas Geométricas (triângulo, círculo, quadrado, e retângulo).
Comparação, manipulação e exploração dos jogos e suas regras, objetos e brinquedos.
Noções de tempo através do calendário, relógio, elaboração de receitas, etc.
Registros através de desenhos dos jogos, das receitas e brincadeiras.
Poesias que utilizam jogos, formas, números, cores, brincadeiras, etc.
Experiências com noções de medidas através das receitas e brincadeiras.
Elaboração das receitas, problematizar utilizando o peso dos ingredientes e o tempo de cozimento do que está sendo preparado.

Ø Ciências Naturais

U.I. – “Vai e Vem Poesia!”.
Projeto: Workshop Científico

Curiosidades sobre os insetos: borboleta, abelha, etc.
Curiosidades sobre animais: bem-te-vi, peixe, lesma.
Curiosidades sobre plantas e flores: girassol, jardim, flores...
Alimentação dos animais.
Observação da transformação dos alimentos (pão,gelatina, brigadeiro,etc.).
Elaboração de hipóteses e experimentações.
Formação de atitudes de respeito a si mesmo, à natureza e aos outros.
Percepção sensorial.
Ampliação do conhecimento sobre insetos e animais (peixe, bem-te-vi, borboleta, abelha...)
Observação, manipulação e experimentação de alimentos, plantas, insetos e animais.
Identificação das características e propriedades dos materiais (madeira).

Ø Ciências Sociais

U.I. – “Quem Sou Eu?”
Projeto: Confecção e exposição do livro.

Conteúdos:

Investigação sobre o nascimento.
Investigação do nome.
Eu (ontem e hoje).
Auto –retrato
Árvore genealógica
Minha família.
Características físicas: cor dos olhos, cor dos cabelos, e pele, impressão das mãos e dos pés. Semelhanças e diferenças.
Gostos e preferências: brinquedo e filme preferido; comida, história e cor preferida,etc.
Escola: meu grupo, meus amigos preferidos, Esta é minha escola, o lugar da minha escola que eu mais gosto..., Esta é minha líder,
Sentimentos: O que me deixa alegre e o que eu tenho medo?
Conhecimento de si mesmo e de sua história.
Leitura e interpretação da coleta de informações.

Ø
Artes
U.I. – Uma história e muitos traços.
Projeto: Exposição coletiva no atelier, mural em frente à Midiateca.
Líder: Carlos Santana

Conteúdos:

· Pinturas em sobras de isopor
· Colagem de fragmentos de revistas
· Manchados com nanquins e anilina alcoolizada
· Pintura invisível com suco de limão com revelação ao sol.
· Manchados de cola colorida.
· Cola colorida lavada
· Desbotamentos.
· Sopro lavado/ simetria/ estampas/ gomas e colagens.
· Monotipia
· Areia colorida ornamentação de garrafas pet
· Gravação em cartão laminado /Dobraduras
· Mosaico com papel sucata
· Modelagem em argila
· Giz molhado sobre cartonado
· Pintura com anilina e álcool (painel coletivo)
· Confecção de figuras com sobras de madeira
· Gravação com cera
· Pintura sobre dobraduras
· Pintura acrílica sobre objetos tridimensional (latas, caixas, pet etc.).
· Painel com cola aguada
· Impermeabilização com cera
· Gráfico com cola lavada
· Pintura acrílica sobre tela
· Papel machê sobre sucata
· Carimbos com folhas, biscoito, esponjas e relevos.
· Pintura sobre lixa.
· Suporte aos projetos trabalhados com as líderes dos grupos

Ø
Midiateca

U.I. - Brincadeira de Criança
Projeto: Realização de atividades lúdicas, jogos e brincadeira de crianças.
Líder: Luciana Palmeira

Conteúdos:

Participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, improvisação, etc.
Conhecimento lingüístico, coerência, capacidade de reflexão, perspicácia, respeito mútuo, tolerância, compreensão, persistência, agilidade, descontração, ritmo, coordenação viso-motora, iniciativa, criatividade, percepção, concentração e alegria;
Estimulação a crítica e o questionamento;
Participação e desenvolvimento nos jogos de atenção, observação, etc.

U. I - Midiateca ConVida
Projeto: Palestras bimestrais com artistas, educadores, teatrólogos, escritores, empresários, etc., que realizam trabalhos voltados para o público infanto-juvenil
Líderes: Luciana Palmeira

Conteúdo:

§ Planejamento e organização de eventos e comunicação direta com o público.

U. I - Etnia em Foco
Projeto: Paredes Culturais
Líder: Luciana Palmeira

Conteúdo:

· Identificação dos grupos étnicos suas religiões, culinárias, ritmos musicais, instrumentos e os Afro-brasileiros famosos e baianos;

· Identificação os grupos étnicos suas religiões, culinárias e instrumentos da cultura nativa;

Valorização e identificação das manifestações culturais dos povos como seu patrimônio, respeitando as suas diferenças.

Ø
Inglês

U.I - ‘The Gingerbread Man’
Projeto: : “Run, run as fast as you can.
You can’t catch me, I’m the Gingerbread Man”
Líder: Linda Parisi e Daniel Giovani

Conteúdos:

· Animais
· Cores
· Ingredientes do ‘Gingerbread Man’
· Partes da casa
· Membros da família
· Clima (sunny, cloudy, rainy day)
· Números
· Partes do corpo
· Sentimentos
· Natureza

Ø
Música

U.I - A Música Regional e o Folclore!
Projeto: Sarau
Líder: Aline Góes

Conteúdos:

· Compreensão dos elementos estruturais da música:
Ritmo, intensidade, Altura, timbre, melodia, Harmonia, entre outros.
Integração: música e movimento;

Músicas folclóricas (domínio público);
Conhecimento de instrumentos variados;
Histórias Cantadas;
Cantigas de Brincar;
· Aplicação, em atividades, dos elementos da linguagem musical em dinâmicas ou atividades;
· Promoção da interação: Corpo – Som e Objeto sonoro;
· Aplicação das técnicas utilizadas em Musicoterapia:
· Improvisação;
· Composição;
· Voz – Canto;
· Ré- criação Musical;
· Audição Musical.

Ø
D.M.A.

U.I - Em cada gota, um Universo
Projeto: Apresentação Pública
Líder: Mayra Nascimento

Conteúdos:

Percepção Espacial e Temporal
Transferência de peso
Expressão
Qualidades de Movimento
Deslocamentos
Forma estática e dinâmica
Coordenação Motora
Reconhecimento corporal
Desenvolvimento da criatividade
Ciclo da Água
Animais, lendas e plantas.
Noções básicas dos elementos da Dança: Forma , Espaço, Tempo e Movimento
Aquecimento, Alongamento e Flexibilidade Corporal
Contar e Recontar histórias
Improvisações livres e/ou dirigidas com ou sem a utilização de recursos materiais
Relaxamento
Elaboração de pequenas seqüências coreográficas
Respeito aos colegas: opinião, tempo de cada um e dificuldades.
Valorização do ato de escutar
Cuidado com o corpo
Paciência e Tolerância em esperar a sua vez
Confiança em si mesmo e no outro
Concentração


Flash Slideshow